segunda-feira, 1 de abril de 2013

Projeto de Aprendizagem

Semana: 01/04 - 05/04

Neste ano trabalharemos com a sustentabilidade durante nossas aulas. Como o tema é muito amplo e oferece um leque de possibilidades, conversei com as professoras para definirmos um tema para nosso projeto. O 3º Ano vai focar o trabalho no Planeta Terra e o 5º Ano na Água.
Na aula desta semana, vou estimulá-los com imagens, vídeos e discussões sobre o tema, que também está sendo abordado na sala de aula, para a elaboração das questões que nortearão nossas pesquisas.

3° Anos - PLANETA TERRA

 As crianças visualizarão imagens sobre algumas coisas que fazem parte do planeta, fazendo alguns comentários e intervenções nas observações:












Vídeo: Earth (Terra) - Mostra mais um pouquinho do nosso planeta.



 Aprendizagem Sistêmica

Esta atividade é realizada em dupla e tem o objetivo de fazer com que todas as crianças participem da aula. Mesmo que seja apenas com seu colega, tem a chance de expressar sua opinião.
Hora de Perguntar

Após estas atividades, está na hora de perguntar. Explicar às crianças como fazer perguntas abertas, com quais palavras elas podem começar. Também ressaltar que as questões podem ser sobre qualquer coisa que eles viram ou que têm dúvidas.

Cada criança receberá um papel onde escreverá sua pergunta. Depois eu farei a leitura das perguntas para a turma.

5º Ano - Água

Como o tema já foi trabalhado na semana anterior acredito que eles não precisam de tantos estímulos para formularem as questões. Sendo assim, tratarei de alguns pontos que não foram levantados.


  • Esportes que são praticados na água.
  • Habitat natural de alguns animais.
Promover uma Roda de Conversa para discutir as questões acima.





Mostrar um vídeo para eles sobre a água no nosso planeta:



Aprendizagem Sistêmica

Esta atividade é realizada em dupla e tem o objetivo de fazer com que todas as crianças participem da aula. Mesmo que seja apenas com seu colega, tem a chance de expressar sua opinião. Haverá um registro do que eles conversaram.



Depois de ver a abundância de água no nosso planeta, mostrarei um outro lado para eles, nada bonito, mas real, que é a escassez de água em alguns lugares do mundo.



Observação: A palavra 'disperdício' está escrita errada, o correto é desperdício.

Hora de Perguntar

Após estas atividades, está na hora de perguntar. Explicar às crianças como fazer perguntas abertas, com quais palavras elas podem começar. Também ressaltar que as questões podem ser sobre qualquer coisa que eles viram ou que têm dúvidas.

Cada criança receberá um papel onde escreverá sua pergunta. Depois eu farei a leitura das perguntas para a turma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário